São 17h50 desta tarde de domingo, dia 27 de Maio de 2012. Vejo a TV e, nesta, a TVI24. O programa é sobre a calamidade que se abateu, e cada vez mais se abaterá, sobre o “american dream” que hoje mais não será do que o “american nightmare”!
Falam agora no que vem acontecendo em algumas cidades americanas onde as câmaras deixaram de pagar as pensões devidas aos seus funcionários (bombeiros e policias, por exemplo), pensões essas pelas quais eram inteiramente responsáveis, apenas porque e com a maior “desvergonha” alegam que… não têm dinheiro!
Na cidade de Detroit – nos meus tempos de adolescente a grande capital do automóvel – Cadillacs, Buiks, Dodges, Plimouths,Oldsmobiles, Nashs, etc, etc, - hoje completamente degradada, com enormes e outrora magestosos edifícios na mais completa ruina e onde os cidadãos foram convocados para uma reunião especial da câmara para lhes ser anunciado que, em face do total desmoronamento da economia local, foi decidido que as autoridades apenas se iriam ocupar de alguns bairros da cidade (os mais ricos!), que se assinalavam coloridamente nos mapas que entregaram aos munícipes presentes, e nos quais se comprometiam a arranjar as ruas, a reparar e repor a energia eléctrica, a água e o aquecimento, caso estes sistemas se avariassem. Nos demais – a grande maioria da área urbana, de mais de 340 km2 – nada fariam por falta de dinheiro e deixariam que as casas se desmoronem ou fossem destruidas pelos sucessivos fogos que já ninguém apaga!!!...
Incrível, no dealbar do sec.XXI, no século que se segue ao expoente do progresso alcançado com os voos orbitais e a descida do homem na Lua!...Dinheiro!? Falta de dinheiro!? Mas então como existem empresas como a Nasa, a Vacum Oil Company, hoje Mobil Oil, para já não falar nas fabulosamente grandes empresas de armamento que vêm permitindo aos políticos americanos o intervirem nas vários conflitos que se têem verificado por este mundo fora, com particular relevo para o criminoso, ignominioso e a todos os tÍtulos miserável tráfego de armas a que se vêm dedicando a maior parte deles – particularmente Richard Bruce "Dick" Cheney –“ (born January 30, 1941) served as the 46th Vice President of the United States (2001–2009), under George W. Bush2 (vidé WIKIPÉDIA) - Donald Rumsfeld, o que destroi com bombas para construir depois… os clãs Bushes (pai e filho), Kennedys e comandita, etc., etc. – que continuam vivendo em magníficas mansões, jogando golfe e passeando nos fabulosos iates e jactos particulares que compraram e continuam comprando com dinheiro criminosamente angarioado à sombra dos negócios escuríssimos, clandestinos e ilegais com que enganam e, a menos que travados, tencionam continuar a enganar o Povo que, dócil e pacientemente, finge ignorar o que fazem, deixando-os impunemente prosseguir nos roubos de milhões e milhões de dólares no meio dos quais, coitadinhos!, patrióticamente lá vão sobrevivendo… Acho que digo bem: - sobrevivendo.
Mas a pergunta que subsiste e que a mim mesmo, um pouco temerosamente, me faço é esta e inevitável: - até quando?
Ver Detroit como acabo de a ver na TV e “saber” Detroit como na minha adolescença “soube” é algo que quase me sufoca a alma e me revolve as entranhas…Acho que vou assim começando a compreender os ódios, os assaltos, os assassínios e até certas guerras. Só me admira que, perante as verdades nuas e cruas que me são dadas a ver, haja tão poucos e tão poucas ainda!...
. Mais uma vez mão amiga me...
. Um tristíssimo exemplo de...
. A greve como arma polític...
. A crise, o Congresso do P...
. O jornalismo e a notícia ...
. Passos Coelho: A mentira ...
. Oásis
. Memórias