Roubini diz que «Portugal pode sair do euro» - Declarações do economista norte-americano estão em sintonia com os artigos publicados na quinta-feira na «Business Week» e no «NY Times» - PorRedacção LF - 2010-04-16 16:50
O economista norte-americano Nouriel Roubini diz que Portugal pode abandonar a Zona Euro. Questionado pela CNN sobre se o dólar continua a ser a divisa refúgio mundial, o economista afirmou que «neste momento não há alternativa clara», uma vez que «o euro pode não sobreviver e a libra está fraca». - Roubini foi mais longe e disse mesmo que «alguns membros da Zona Euro mais fracos, como Portugal e Grécia, podem abandonar a união monetária e isso iria enfraquecer o euro».Note-se que a economia portuguesa está a ser alvo de fortes críticas em artigos de publicações internacionais. ~Ainda na passada tarde, o ex-economista chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Simon Johson, disse que «Portugal corre risco de falência económica». No mesmo dia, o «NY Times» publicou um artigo onde refere que, depois da Grécia, «Portugal é o próximo alvo».
O Governo português não tardou a reagir às declarações. O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, emitiu ao final da tarde de ontem uma nota onde dizia que, «num Mundo de expressão livre também se podem escrever disparates sem fundamentação sólida, reveladores de ignorância quanto às diferenças existentes entre os países da Zona Euro, e que bem ilustram o preconceito céptico de alguns comentadores quanto à moeda única».
Não me contenho sem exclamar: - Ah! Ah! Ah!... Viva o Ministro das Despesas!
. Mais uma vez mão amiga me...
. Um tristíssimo exemplo de...
. A greve como arma polític...
. A crise, o Congresso do P...
. O jornalismo e a notícia ...
. Passos Coelho: A mentira ...
. Oásis
. Memórias