Sábado, 25 de Novembro de 2006
Nunca fui assim, que o diga quem me conheceu e conhece. A comunicabilidade, a alegria, a esperança no sempre renovado dia de amanhã caracterizaram toda a minha infância e adolescência. Algumas nuvens vieram toldar, por vezes, a minha transição do jovem homem, idealista e cheio de força, para o homem feito, com filhos, ciente das crescentes responsabilidade que a dura vida me ia apresentando mas que conseguia ultrapassar sem guardar vestígios de grandes amarguras, antes as considerando parte da endurance que ela mesma, a vida, requeria a todo o ser vivente. Além do mais, o trabalho que adorava! absorvia-me e preenchia em pleno aqueles pequenos resquícios de dor e dúvida que, porventura, me tivessem ficado das injustiças por que tanas vezes passei.
Nunca me julguei um santo, mas sempre me vi como um justo! O sentido da justiça dominava e dominou sempre o meu carácter que já não julgo tão isento de outros defeitos mais comuns excluindo o da vaidade, que essa nunca senti nem de quê teria!
Hoje, porém, subitamente, o mundo mostra-me, tal como se fora a lua, a sua face odiosa, aquela que ainda permanecera oculta e que até aí não vira! Vejo a ignomínia, a sordidez dos espíritos e das intenções que os vão alimentando, a ganância e a avidez do lucro fácil e rápido, a malvadez do vale tudo e, a cada passo que vou dando, hoje sem distinguir já se avanço se recuo - mais vezes tropeço na mentira e na interesseira torpeza daqueles que se julgam e proclamam os grandes deste mundo e que, de uma forma ou de outra, sempre o vão dominando!
Que vejo eu? Só hoje, 25 de Novembro de 2006, na Internet:
- El País: «Rumsfeld autorizou torturas». - CNN: «Xiitas respondem a ataques». PD da IOL: Namorar e apanhar, por Cláudia Lima da Costa: - Violência contra vítimas até aos 24 anos é a que mais cresce, em 2006. O aumento é de 59 por cento. Agressões dentro do namoro ainda não são consideradas violência doméstica. Para muitos adolescentes bater «é normal». PD da IOL: - Recolha de alimentos contra a fome - Banco Alimentar Contra a Fome promove «Campanha de Outono», como se só no Outono os pobres tivessem fome, isto quando tantos e tantos alimentos e bens são propositadamente destruídos a bem de uma sacrossanta macroeconomia concorrencial e do necessário equilíbrio dos mercados
PD da IOL:: -Assessor aumentado em 25 por cento! por Bruno Henriques da Silva: - Ministério da Agricultura fala em «acréscimo de responsabilidade». Numa altura em que o Governo pede contenção na despesa pública e não vai além dos 1,5 por cento na proposta de aumentos na Função Pública, o ministro Jaime Silva aumentou em cerca de 25 por cento o vencimento bruto de um dos assessores de imprensa do Ministério da Agricultura.
Etc., etc., num sem fim de repugnâncias intelectuais e morais que nunca julguei pudessem existir!
Penso que já me teria dissolvido no meu próprio ácido não fora a existência de uma mulher excepcional na minha vida que, como feiticeira que é (e que eu lhe chamo tantas vezes!) vem conseguindo que, para mim, tudo se transforme e o mundo ainda possua alguma esperança e alguma luz!