Leio a notícia e pasmo!
Famílias portuguesas em situação ilegal receberam ordens de repatriamento em Março, no âmbito do maior rigor da política de imigração canadiana, indicaram terça-feira o canal de televisão CBC e um grande jornal de Toronto. O mesmo jornal destacou a situação da comunidade lusa em Toronto, a qual conta «mais de 15 mil emigrantes indocumentados a trabalhar sobretudo no sector da construção» e relata o caso de uma família portuguesa, de apelido Ferreira, que recebeu sexta-feira, 17 de Março, uma ordem para sair do país até ao próximo domingo. Segundo aquele diário de Toronto, a detecção da situação irregular da família Ferreira, a viver há quase sete anos no Canadá, teve origem no arranque do seu próprio processo de legalização. É que, na sequência das garantias dadas pelo anterior ministro da Imigração, Joe Volpe, de que solucionaria os casos dos imigrantes ilegais, a família Ferreira abriu um processo de legalização. O processo, em que a família portuguesa invoca o estatuto de refugiado, acabou por ser recusado pelas autoridades, assim como os recursos que se seguiram.
Não é por acaso que o Canadá é um país de terras geladas e onde os habitantes se vêm forçados a viver em cidades enterradas. O coração dos seus ditos naturais também é de gelo e a sua solidariedade humana vive igualmente e de há muito enterrada!
A propósito, pergunto-me mesmo: - o que é ser natural de um país? Ter tido a sorte ou a desgraça de nele ter nascido? Com que direito se arrogam os governos em negar a terra a quem, por bem, dela necessita? Haverá algum princípio do direito natural que assim o estabeleça? Claro que não! São as leis dos homens de hoje que determinam o que, pela força das armas, séculos atrás era discutível! E, curiosamente, os que assim pensam e agem são os mesmos que beneficiam da determinação e da revolta daqueles que lhes legaram aquilo a que hoje chamam pátria! Porém, pátria, bandeira, território e fronteira, são, para mim, conceitos abstractos e nunca invocáveis quando em causa estiver a sobrevivência da pessoa humana!
Assim e pelo que leio e tenho podido observar ao longo da minha vida, creio mesmo que o que o Canadá terá de bonito serão só os cedros e os ursos... Quanto ao resto, talvez algum bem-estar físico, que não psíquico, e esse mesmo só para meia dúzia.
. Mais uma vez mão amiga me...
. Um tristíssimo exemplo de...
. A greve como arma polític...
. A crise, o Congresso do P...
. O jornalismo e a notícia ...
. Passos Coelho: A mentira ...
. Oásis
. Memórias